segunda-feira, 3 de junho de 2013

Experiências literárias

Minha primeira experiência escritora foi durante a adolescência, enquanto cursava o ensino médio.
"Eu estava na 8ª série e ficara para recuperação final, naquele tempo as recuperações aconteciam durante as férias de janeiro. Como punição minha mãe deixou-me de castigo sem sair e sem receber visitas. Além de estudar para “passar de ano” eu não tinha mais nada o que fazer, então comecei a ler tudo que via pela frente, principalmente romances... Mas a condição financeiras de minha família não permitia que eu adquirisse muitos livros.
Foi aí que tive a ideia de começar a escrever, criar um mundo de fantasias só meu, um mundo imaginário onde eu viajava constantemente sem precisar pedir permissão.
Era fantástico... Depois de escrever eu contava minhas histórias para meus irmãos e primos mais novos. Eles amavam."
Não me tornei escritora, o que acho uma pena, mas continuo gostando de ler e incentivo muito meus alunos para que deem asas a imaginação e escrevam... Sem medo.
No final do ano passado tivemos a oportunidade de receber em nossa escola a escritora Telma Guimarães, que também relatou sua experiência como escritora e incentivou muito os alunos a escreverem. Telma afirmou que não existe inspiração "você deve ter uma câmera fotográfica no olhar e um flash drive no coração, armazenando tudo o que capta ao seu redor de forma delicada para assim, exagerar depois”. "Todo escritor é um exagerado", a autora diz.
A escritora sugeriu aos aspirantes à carreira que mantenham uma pasta de pesquisa com textos, recortes, rascunhos, fotos e gravuras, todos separados por temática para fácil localização. Seja em versão digital ou física a ideia é manter registro de suas pesquisas para imediata e posterior consulta, assim você tem dados para seus textos atuais e aqueles que virão a criar. O livro é um quebra-cabeça e nem sempre todas as peças são colocadas numa ordem que faça sentido à primeira vista, às vezes os enredos vão se encaixando no decorrer do trabalho.
Clique aqui para ver mais detalhes da visita com a autora...

Um comentário:

  1. Olá !!!

    Ótimo depoimento !!! É emocionante !!!

    Abraços !!

    Marcia Szilagyi

    ResponderExcluir