quinta-feira, 13 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM...



MEU PRIMEIRO BEIJO
(Antônio Barreto)

É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

 Público- Alvo desta atividade:  8º e 9º anos

Objetivos dessa sequência didática:: possibilitar ao educando o desenvolvimento das  habilidades de leitura  e escrita,  por meio de um  texto narrativo, incentivar  a leitura de um  texto literário, mobilizar mecanismo de inferências para o preparo da produção textual, assim como os elementos estruturadores da narrativa.

Tempo previsto para execução da situação de aprendizagem:
12 aulas

Sequências de Atividades:

1- Sondagem inicial feita pelo professor com os  alunos; 

2- Ativação de conhecimentos prévios de mundo por meio do título " Meu Primeiro Beijo" e também do autor do texto "Antônio Barreto".

3- Levantamento de hipóteses sobre o tema “ AMOR” e as justificativas relacionadas a essas hipóteses levantadas;.

4- Após o levantamento das hipóteses feitas pelos alunos, com auxilio do professor, dizer a eles que esse trabalho será feito a partir de uma narrativa literária, cuja temática principal é o AMOR.

5- Momento em que os alunos farão a checagem das hipóteses

5- Pedir aos alunos que façam uma comparação de como é atualmente os namoros.

6- Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto e depois façam a leitura compartilhada.


Situação de Aprendizagem I:

. Providencie, preferencialmente, o livro com o texto “Meu primeiro beijo”Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6. ou uma cópia do texto para os alunos

Após a leitura o professor deverá fazer, oralmente, as seguintes perguntas:

§ Quais as impressões que os alunos tiveram do texto?
§ Qual é o tema tratado no texto?
§ Qual é o possível público- alvo desse texto? Explique.

Propicie neste momento um pequeno debate.

Na sequência, entregar aos alunos uma cópia das atividades propostas abaixo e pedir para que eles respondam as perguntas a seguir..

1. A protagonista da história lida é uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida.
a) Que momento é esse?
b) Onde e quando aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) O texto é escrito em primeira ou terceira pessoa? 
e) O narrador é personagem ou observador? Transcreva do texto um trecho que comprove sua resposta.

Situação de Aprendizagem II:

Discuta com os alunos os elementos da narrativa (foco narrativo, enredo, personagens.espaço, tempo, desenvolvimento e desfecho) e também o gênero a que este texto pertence

Pedir para que os alunos pontuem, oralmente, tais elementos apresentados no texto lido. Para isso faça perguntas como:

§ Quais os personagens envolvidos no texto lido Meu Primeiro Beijo ?
§ No texto, há personagens secundários?
§ Pontue alguns traços psicológicos notados nos personagens.
§ Em que espaço ocorre os acontecimentos?
§ O tempo da narrativa é apresentado de forma cronológica ou não? A trama cobre um período longo ou curto de tempo?

Peça para que os alunos justifiquem suas respostas, e quando for  pertinente, solicite-lhes que destaquem trechos do texto que ilustrem as respostas dadas.

Situação de Aprendizagem III

 O texto que você acabou de ler é do tipo narrativo. Assim sendo, destaque  os elementos pontuados acima:
•O quê?
•Quem?
•Como?
•Onde?
•Quando?
•Por quê?

Situação de aprendizagem iV
Discutir com os alunos questões relacionadas ao texto
a – Na sua opinião, por que um dos apelidos do garoto era “Culta”, comprove com um trecho do texto.
b – releia o trecho do texto “É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola”. Existe um ambiente apropriado para se dar o primeiro beijo? Você considerou esse local inusitado?
c – Releia o último parágrafo e explique como se deu a continuidade desse relacionamento iniciado no ônibus

d – Levando-se em consideração a situação do beijo, um beijo por curiosidade e não por amor declarado por parte da garota, o que contribuiu para o desfecho da narrativa?

e- De que maneira podemos compreender o trecho “o abismo do primeiro beijo”? Justifique:

f-  Identifique as ironias presentes no texto.

g- Após a leitura do texto, para que finalidade ele foi escrito:
(  ) entretenimento              (   ) orientação                      (   ) atualização

h –Você gostou da história construída pelo autor?Justifique a sua resposta.

i – Uma história semelhante a essa poderia acontecer com você?Por quê?

Montar uma encenação do texto.

Situação de Aprendizagem V

Nesta situação o professor avaliará o cotidiano das aulas, com a correção dos exercícios e a participação dos alunos e, eles próprios, farão uma auto-avaliação sobre aquilo que eles realmente aprenderam  nesta sequência didática.

Outra atividade avaliativa é a produção de um texto narrativo com a temática dos relacionamentos pessoais como: amor, paixão, namoro. Para isso, pense em todos os elementos da narrativa estudados

Ao final , montar uma coletânea com os textos dos alunos que poderá ficar exposta na biblioteca da escola.

4 comentários:

  1. Excelente atividade!
    Nossos alunos vão amar esse texto...
    Ilza

    ResponderExcluir
  2. Boa noite minha querida amiga Flávia!!!

    Sua situação de aprendizagem está muito bem elaborada!!!Adorei!!!Parabéns!!!!

    Beijos carinhosos,

    Márcia Silveira Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessas atividades, acho que contemplaram bem a proposta da Roxane para leitura.
    Abraços Ilza

    ResponderExcluir
  4. Ilza, eu também acho, mas se o grupo quiser acrescentar mais alguma coisa, fiquem a vontade!
    Abraços...Flávia

    ResponderExcluir